Páginas

Esse blog é uma homenagem ao centenário do nascimento de Rachel de Queiroz, ele faz parte do concurso Coletânea FB.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Não me deixes

Oii,
A Rachel de Queiroz sempre teve uma conexão muito grande com o sertão. Afinal foi aonde ela cresceu. Então ganhou de presente de seu pai uma fazenda, "Não me deixes", para que ela ficasse sempre conectada com esse pedacinho seu. A fazenda fica em Quixadá e tem uma casa a modelo antigo.
 Vou colocar um trecho da descrição da casa  que achei no site :  http://www.velhosamigos.com.br/Coletanea/coletanea23.html

"A casa-grande foi feita ao modo da casa velha do Junco( fazenda dos ancestrais da Rachel) , arrodeada de alpendres, com chão de tijolos. As janelas abrem para fora, e ficam firmes com prendedores em forma de bonequinhos, feitos uns de ferro, outros de madeira.
Toda branca de cal, as portas e janelas são pintadas de azul Delrey 26. Pertinho, vê-se a casa do feitor, Manoel Dias Tavares, 62 anos, filho de uma amiga de infância da escritora. Quem cuida da casa é a mulher dele, dona Alzenir Ferreira Lima, auxiliada pelo copeiro Aldemir Gomes da Silva, 23.
(...) No alpendre, a rede de tucum balança vazia na aragem da manhã. À esquerda, um pelotão de mandacarus e seus lindos frutos vermelhos.Dentro, a simplicidade impera. Todos os móveis foram feitos com cumaru da fazenda, e não foram envernizados. (...)No quarto que foi dela, a cama de dossel, uma imagem do Padre Cícero. Agnóstica sim, mas também uma mulher de fé. ''Ela queria muito bem a Santo Antônio".(...) As estantes abarrotadas se espalham pelos cômodos da casa. Entre tantos livros, um antigo exemplar da revista A Recreativa, de palavras cruzadas. Nas paredes, fotografias. Uma é em preto e branco, com a mocinha Rachel, a menina Maria Luíza e os pais. A sala de jantar e a cozinha, duas bonitezas. Potes e quartinhas, panelas de barro e colherões de pau.E o fogão de ferro a lenha, onde referveram os tachos de doces e os quitutes que a senhora-dona gostava tanto de fazer."

A fazenda também tinha o solo fértil, produzia algodão, milho e feijão. A   última vez  que visitou a fezenda foi em 2001, passou 4 meses lá .

Se quiserem ver fotos da fazenda, é só ir na página imagens.


Se tiverem sugestões de coisas que eu possa colocar aqui blog é só colocar nos comentários, que eu leio e tento cumprir.

Beijos e até depois.
Ana;)

2 comentários:

Unknown disse...

Gosto muito da Rachel de Queiroz, suas obras são fantásticas. O blog está muito bom e espero que continue assim! Parabéns Ana! =P

Ana Beatriz disse...

Obrigada!! As obras da Rachel são mesmo incríveis.