Oi,
Finalmente achei tempo para postar. Minha vida tem sido muito corrida esses dias. Tem o inglês, o francês além de que tem prova de matemática na quarta, então não tenho tido muito tempo para internet. Bom, agora eu vou contar a história da Rachel, mas, como é muito grande vou escrever em duas partes.
Rachel de Queiroz, nasceu na capital do Ceará, há 100 anos no mês novembro, eu acho que seu talento para a escrita vem de seu parentesco com um grande escritor cearense José De Alencar ( ele escreveu O Guarani, A pata da gazela entre outros) porque eu acho que essa coisa de escrever vem do sangue, é um dom, não há escola que ensine isso. Voltando para a história da Rachel, ela deve sua educação totalmente a seu pai que lhe ensinou a ler, cavalgar e nadar. O livro o Quinze, teve um pouca de sua experiência pessoal já que em 1917 ela fugiu da seca com sua família para o Rio de Janeiro. Depois de um tempo eles voltam para sua fazenda em Quixadá onde Rachel se dedica a leitura intensiva, sua mãe sempre atualizada com os lançamentos nacionais e estrangeiros, principalmente os franceses. É nesse ponto que ela começa a escrever aos 16 anos mais ou menos, mas, por vergonha não mostrava seus textos a ninguém. Esse é um mal que assola muitos escritores principiantes, por medo de ser motivo de chacota não mostram os escritos a ninguém e acaba que grandes escritores permanecem em anonimato. Rachel começa a publicar seus escritos quando manda uma carta anônima a um jornal ironizando um concurso que tinha na sua cidade, é então aí que ela começa a escrever regulamente para o jornal e a publicar seus textos.
Seu primeiro livro foi escrito quando estava doente e precisou fazer repouso, é provavelmente seu livro mais conhecido hoje : O quinze.
Fim da parte 1
Então o que acharam da vida da Rachel? Alguém já leu algum livro dela?
3 comentários:
Nossa! Eu nunca li nada da Raquel De Queiroz,mas, lendo seu blog deu uma vontade de ler alguma texto dela. Em algum momento você me transportou para a vida de Raquel.
Obrigada Catarina, a Rachel tem muitos texotos interessantes, por que você não começa pelas crônicas? Assim você vai se acostumando com o estilo dela.
adorei ...
tudo q vc escreveu aninha..
mto legal mesmo, escrever sobre a vida da rachel q foi uam grande mlr e q graças a esses escritores temos grande livros..e uam grande literatura
...
bju
;**
Postar um comentário